Arquiteto (a), praticar o networking é fundamental para seu sucesso profissional. Confira dicas!

Arquiteto (a), praticar o networking é fundamental para seu sucesso profissional. Confira dicas!

Networking.

Uma palavrinha estrangeira já muito conhecida no cotidiano de trabalho brasileiro. Aliás, no nosso cotidiano e no do mundo todo. Porque significa trabalhar (bem) a rede de contatos. Se os negócios ao redor do planeta avançaram por conta da globalização, por que não haveríamos de trabalhar nessa interação pessoal / profissional em nossas pequenas órbitas individuais? Sim, o networking vale para todas as áreas, todas as profissões e, hoje, especificamente, falaremos sobre o setor de Arquitetura e Decoração.

Se este é o ramo profissional que você escolheu, já deve ter compreendido que, mais do que se relacionar – constantemente – com grupos variados de pessoas é preciso aproveitar cada um desses momentos para conquistar a confiança de novos fornecedores, clientes e parceiros, certo?

Pois é, é preciso preparo pessoal e muita força de vontade.

Muito bem, você sabe de tudo isso, porém, não tem muita ideia de por onde começar a interagir mais com seus pares? Não tem problema, a gente te passa umas dicas, vem ver...

A primeira coisa é: compareça a eventos da sua área. Podem ser até as pequenas feiras de móveis, exposições de artesanato e concursos de projetos. Pode não parecer, mas todos eles vão te dar acesso a uma infinidade de contatos que podem se tornar – no futuro – ótimas parcerias.

Quer outra dica bem bacana? Faça parcerias com engenheiros. Profissionalmente, você poderá se beneficiar muito! Por quê? Simples, porque mais do que unir o conhecimento de técnicas construtivas com o paisagismo e a decoração de interiores, você vai ampliar – e muito! – a sua rede de contatos.

Além do mais, é sempre bom lembrar, associar seu nome ao escritório de profissionais que atuam diretamente com projetos pode – de verdade! – te levar a participar da criação de outros trabalhos.

Por fim, faça “tchibum” nas tendências. Mergulhe mesmo, sem medo de ser feliz! Invista em atualização, mantenha a mente aberta para absorver novos conhecimentos. Tais providências vão fazer com que você seja visto (a) como uma pessoa antenada e – o mais importante – que tem opinião.

Então?

Tudo anotado?

Mãos à obra! Boa sorte!


[Fonte: www.roberthalf.com.br]