Pesquisa revela mais uma propriedade maravilhosa do leite materno: a promoção do crescimento cerebral de bebês prematuros

Pesquisa revela mais uma propriedade maravilhosa do leite materno: a promoção do crescimento cerebral de bebês prematuros

Sempre ouvimos dizer que o alimento mais completo que pode existir para bebês é o leite materno, certo?

Certíssimo! Eis a mais pura verdade!

E um novo estudo acabou de oferecer mais uma prova – incontestável – disso.

A pesquisa – apresentada no Encontro das Sociedades Acadêmicas Pediátricas – 2019,  em Baltimore, nos EUA – revelou que bebês prematuros que consomem leite materno apresentam níveis bem mais altos de substâncias químicas importantes para o crescimento do cérebro.

A equipe da Children’s National avaliou bebês que, ao nascer, tinham peso muito baixo (menos de 1.500 gramas) e 32 semanas de idade gestacional (ou menos).

Por meio de espectroscopia de ressonância magnética de prótons foram coletados dados da massa branca frontal direita e do cerebelo.

O que os pesquisadores observaram?

Que – nos casos de bebês alimentados com leite materno, em comparação com os bebês alimentados com fórmula – os espectros de massa branca cerebral apresentaram níveis de inositol bem maiores.

Inositol?

Sim, trata-se de uma molécula semelhante à glicose.

Os estudiosos também observaram níveis bem maiores de creatina nas crianças que foram alimentadas com leite materno. O referido metabólito (termo usado em 

Farmacologia e Bioquímica para um produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância) facilita a reciclagem da renovação energética da célula.

De acordo com o estudo, os níveis de colina – nutriente solúvel em água que é marcador da renovação da membrana celular – também aumentaram bastante em crianças nutridas o leite da mãe.

Sobre as descobertas, Katherine Ottolini, especialista em pediatria e autora principal do estudo, disse que “os principais níveis de metabólitos aumentam durante o período no qual os cérebros dos bebês experimentam crescimento exponencial”. 

Viu aí?

O leite materno é completo, poderoso...e tratamento muito eficaz, inclusive, para o crescimento cerebral de bebês prematuros!


[Fonte: https://imprensapublica.com.br]