Seu sonho é cursar Medicina? Vem conhecer algumas curiosidades da profissão

Seu sonho é cursar Medicina? Vem conhecer algumas curiosidades da profissão

E então seu sonho é cursar Medicina. E você está empenhado (a) aí, “trabalhando duro”, estudando pra valer para conquistar a sua vaga no requisitadíssimo curso superior...

Isso aí, Doutor /a (já vamos te chamar assim para oferecer mais um incentivo)! É assim que se faz! Há que se correr atrás dos sonhos na vida!

Maass, a despeito de você já ter feito sua escolha de vida, será que já recolheu informações suficientes para saber como é – por dentro – a carreira Medicina?

Nós, do Portal Bolsas de Estudo, vimos te dar uma ajudinha...

O curso tem seis anos de duração e é beeeem puxado, viu? As aulas são em período integral e algumas disciplinas e atividades são dadas aos sábados.

Enquanto estiver cursando a graduação, você terá – nos dois primeiros anos – matérias básicas, que formam o raciocínio clínico do aluno, como exemplo, Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Patologia. No 3º e 4º anos você terá contato com pacientes e vai trabalhar com exames e diagnósticos (colocando em prática o que aprendeu nos dois primeiros anos). Finalmente, ao longo dos dois últimos anos, você chegará à parte da prática clínica e vai passar por treinamento em hospitais.

Bom, depois disso tudo, acha que acabou? Não! Serão mais – no mínimo – quatro anos de formação após a faculdade. Dois anos de residência em hospitais (para adquirir a experiência necessária na área) e os dois restantes estudando a especialização que você escolher.

Falando na referida etapa da formação profissional, eis um problema bem sério enfrentado por futuros médicos no Brasil: faltam vagas de residência no país. Escolas novas de Medicina – que são criadas a todo tempo – não contam com estrutura própria (como hospitais próximos que ofereçam internato e residência com qualidade e em número suficiente) para treinar e formar seus estudantes.

É...não é fácil, não.

Quer mais uma característica que você já precisa conhecer desde já?

Você já deve imaginar, maaasss...aí vai: a carga de trabalho é grande. Os plantões em hospitais podem durar de 12h a 24h, dependendo da escolha do (a) médico (a) e da área em que ele (a) trabalha. E estes plantões compreendem – também – os finais de semana! 

É...é puxado mesmo, mas, se este for o seu sonho, vale muito a pena lutar para concretizá-lo!

Depois de formado (a), saiba que você nunca mais deixará de estudar. Fundamental para se atualizar! 

E, por fim, lembre – sempre – que a missão que você pretende abraçar é a de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso significa ter muito claro, desde já, que por trás de todo o estudo científico há seres humanos. Logo, torne-se médico (a), mas jamais perca a humanidade. Ainda que tenha de lidar com a dor, a fragilidade e a morte.

Boa sorte na sua caminhada!

Estamos torcendo por você!


[Fonte: Guia do Estudante]