Querendo comer de forma saudável? Confira os alimentos que – em busca da vitalidade do organismo – você anda comendo de forma errada

Querendo comer de forma saudável? Confira os alimentos que – em busca da vitalidade do organismo – você anda comendo de forma errada

Tá, você decidiu que este ano vai ser tuuudo diferente, que vai se alimentar de forma saudável, que, enfim, vai baixar aquelas suas taxas que andavam (ou ainda andam?) todas descontroladas.

Muito bem!

Maaasss, será que, nesta nova fase, você está comendo os tais alimentos saudáveis do jeito certo?

Jeito certo? E tem jeito certo de comer saudável?

Tem!

E podemos a-p-o-s-t-a-r que você está preparando suas refeições do jeito e-r-r-a-d-o.

Quer ver?

Chega mais...

Vejamos o exemplo do tomate. Temos o hábito de comê-lo cru – certo? – em saladas. Pois é, maaaass, seu principal atrativo nutricional, o licopeno, é liberado em abundância sabe de que jeito? Quando o tomate é aquecido e as paredes celulares da casca se rompem. Looogo, o ideal é consumi-lo quente. Quer uma dica? Use e abuse da fruta (sim, é uma fruta) em forma de molho. Só cuidado com a roupa, não vai babar, né?

E o brócolis, hein? Ah, o brócolis...

Você escolhe na feira / no supermercado / no hortifruti, compra, leva para casa toooodo (a) feliz e, quando chega a hora de preparar......pfssss!! Faz tudo errado, põe a verdura para ferver e, assim, faz com que ela perca uma grande e valiosa parte de seus nutrientes (vitaminas C e E, betacaroteno e flavonoides). Quer saboreá-lo adequadamente? Cozinhe no vapor! Ah, outra coisa! Talos e folhas não devem ser jogados fora! É nessas partes que está a maior concentração de fibras do brócolis!

Por último vamos te dar uma missão da-que-las...

Comer kiwi COM casca!

Urghsss...

Tá, tá, a gente sabe que você fez uma careta enorme aí só de imaginar. Que aflição!

Pois é, mas fique você sabendo que a casca do kiwi traz três vezes mais antioxidantes do que a polpa da fruta. Também vamos te contar que é na superfície marrom e felpada que se encontram as fibras e a maior parte da vitamina C que o kiwi carrega. Mesmo sabendo disso ainda tá difícil de encarar a ideia de comer o dito cujo com casca? Tá, temos uma boa solução para te ajudar: bata tudo no liquidificador e ganhe um super suco, cheio das melhores propriedades para a sua saúde! Ahhh, agoooora melhorou, hein?

Bom, essas foram apenas algumas das muitas dicas que existem para que você possa aproveitar frutas, legumes e verduras da melhor forma, se beneficiando de tudo o que esses alimentos podem fazer pela sua saúde.

Pesquise, descubra o mundo maravilhoso do aproveitamento integral de alimentos!

Além de evitar o desperdício, você ainda fará “um agrado e tanto” para o seu organismo.

Boas receitas!


[Fonte: UOL // Viva Bem]