Passa muitas horas do seu dia sentado (a)? Confira dicas de alimentos que vão te ajudar a manter a boa saúde

Passa muitas horas do seu dia sentado (a)? Confira dicas de alimentos que vão te ajudar a manter a boa saúde

Será que você tem conhecimento de que, para que todos os seus órgãos funcionem adequadamente, é preciso que o sangue circule por todo o seu corpo e no ritmo do bombeamento do coração?

Se não sabia está sabendo agora!

Quando você está em pé, deitado (a) ou em movimento não há qualquer problema no sistema circulatório. O problema começa é quando você se senta e assim se mantém por muito horas do dia.

Ih, não tinha ideia disso?

Então, já que o – distúrbio – é observado quando você está na posição mencionada, aproveite que está de passagem por esta matéria e – como diz a música de um cantor brasileiro muito conhecido – senta aqui...Vem saber mais sobre este assunto. 

Quando sentamos, o trânsito sanguíneo pode ser afetado, especialmente se a posição for mantida por muitas horas.

O xis da questão está no retorno do sangue dos pés para o coração. Durante a passagem da panturrilha para a parte superior do corpo, a circulação fica mais lenta ao tentar – indo contra a gravidade – transpor o obstáculo do joelho dobrado. 

Qual o resultado? Pés, tornozelos e pernas inchados, dores nos joelhos, cãibras nas panturrilhas eeeee....o risco de trombose venosa!

Para evitar o problema, a recomendação médica é fazer uma parada – a cada três horas – para esticar as pernas por, pelo menos, 15 minutos. E, claro, prestar muita atenção na alimentação!

Sim, ingerir os alimentos certos pode evitar muitos desconfortos na saúde!

Quer alguns exemplos?

Vamos lá...

Maçã, pera, nectarina e pêssego são algumas das melhores frutas para manter o corpo hidratado sem que haja a urgência de ir ao banheiro. Tenha em mente que a hidratação adequada é fundamental para minimizar inchaços e cãibras causados pela posição sentada.

E aquela história de que banana é bem eficiente contra cãibras? Verdade! Rica em potássio, a fruta age contra o excesso de ácido lático que fica armazenado nos músculos das panturrilhas após a prática de exercícios ou atividades mais intensas. As cãibras acontecem – especialmente – quando o corpo está parado.

Salada de legumes é excelente também, viu?

– Eca! Legumes?

Isso mesmo, pode desfazer a cara feia!

Beterraba, pepino e cenoura, por exemplo, são hidratantes, super nutritivos e contam com armazenamento funcional. Auxiliam na prevenção de inchaços nas pernas, tornozelos e pés. Anote aí e inclua na sua alimentação...“pra ontem”!

Também tem o ovo cozido.

Rico em ômega 3 e vitamina E (anti-inflamatórios, antioxidantes e muito eficientes contra a coagulação), o ovo age em nosso organismo minimizando o risco de trombose.

Por fim, sabe aquela carne grelhada que você acrescentou à dieta para que possa ficar em paz com a balança? Fique sabendo que, fonte de mioglobina (substância que facilita o transporte de oxigênio pelos músculos) que é, ela também ajuda a evitar inchaços. 

Bacana saber essas coisas para que você possa compor – adequadamente – a sua alimentação, não?

É, mas, antes de irmos embora, ainda temos mais uma dica muito importante para te passar: a que diz respeito ao que você NÃO deve comer se passa muito tempo do seu dia sentado (a).

Ahá, achou que não ia ter nenhuma contraindicação aqui, né?

Mas tem, viu...

Se as suas tarefas diárias exigem que você passe muitas horas do dia sentado (a) evite – o máximo que puder – as frituras e as comidas gordurosas. Visto que têm digestão lenta (e prejudicam a função dos sistemas circulatório e linfático) resultam em inchaços nos tornozelos e nos pés.

E como você não quer nada disso no fim do dia, não custa cuidar direitinho do que come, não é mesmo?

Agora que já leu todas as dicas pode fazer o favor de levantar! Vá esticar as pernas, tomar uma água. Cinco minutos são suficientes. Depois você volta e retoma suas atividades.

Cuide bem da sua saúde!


[Fonte: UOL // Viva Bem]