Dia da Escola: uma data para entender a grande importância desse estabelecimento de ensino na vida de todos nós

Dia da Escola: uma data para entender a grande importância desse estabelecimento de ensino na vida de todos nós

Pode confessar...não foi nem uma nem duas vezes que você fez careta, ao longo da vida, para a ideia de ir à escola. Foi ou não foi?

A gente sabe que foram muuuitaass as vezes que a cama, quentinha, estava – para você – muito mais interessante do que levantar para ir à atividade de adquirir conhecimento.

Obter sabedoria.

Tocamos em um ponto importantíssimo.

É na escola que a população como um todo ganha a sua formação educacional, tão fundamental para que – na fase adulta – indivíduos possam desempenhar, a contento, as mais variadas atividades profissionais.

Hoje, 15 de março, é Dia da Escola, sabia? 

No Brasil, as primeiras delas foram dirigidas por jesuítas, que vieram de Portugal, durante o Período Colonial.  Naquela época, escravos e mulheres não tinham qualquer direito à Educação e os homens brancos iam estudar em colégios religiosos. 

Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, mas estes – inicialmente – não queriam aceitar tais alunos.

O quadro só mudou em meados do século XVII, quando – por cauda dos subsídios de "escola pública" que recebiam – os colégios jesuítas acabaram por ceder e aceitar mestiços.

Hoje, a Educação já um direito de todos os brasileiros, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. E todos eles devem ter a possibilidade de ir à escola.

Bom, agora que você já sabe que hoje é um dia comemorativo, pare e pense...

Por mais que a cama estivesse convidativa e – especialmente nos dias frios – a sua vontade de levantar simplesmente inexistisse foi indo à escola que você aprendeu (e pôs em prática) vários conceitos essenciais para participar de uma vida em sociedade. Além, é claro, de ter sido o local onde você foi buscar parte do conhecimento que detém hoje.

Então...Feliz Dia da Escola!


[Fonte: www.calendarr.com]