Escolheu o caminho da Educação Física para seguir profissionalmente? Que bacana! Vem saber mais sobre o curso!

Escolheu o caminho da Educação Física para seguir profissionalmente? Que bacana! Vem saber mais sobre o curso!

Então quer dizer que você se decidiu pela Educação Física na escolha da graduação?

Que bacana, vai cuidar da saúde das pessoas! Belo caminho profissional...

Bom, agora que já escolheu o seu rumo de carreira, será que você sabe dos muitos detalhes que a sua futura profissão envolve?

A primeiríssima, a gente nem precisaria falar, né...maaasss...se você escolheu esta alternativa profissional, imaginamos que tenha um estilo de vida ativo e goste de atividades físicas e esportes. É que, em geral, os que se candidatam ao curso de Educação Física são indivíduos dinâmicos, proativos e protagonistas. Gostam muito das práticas esportivas e do estilo de vida ativo. É seu caso? Ótimo! Então acertou em cheio na escolha!

Outra coisa que você precisa saber desde já: a carreira que definiu para seguir também é voltada para a prevenção e o tratamento de doenças. Sim, sim! Além dos esportes, do‘ser fitness’ e da educação para o corpo (as atuações clássicas do/a professor/a de Educação Física), vêm crescendo – e se fortificando – em seu segmento de atuação a área de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (como obesidade, hipertensão, diabetes e cardiopatias) e o atendimento a pessoas com limitações motoras, intelectuais e psicológicas. Olha quanto campo para você se especializar!

Ah, e você também já deve ter se informado a respeito do estágio obrigatório, né? Para o curso de licenciatura é realizado em ambiente escolar, onde os alunos devem vivenciar o dia-a-dia da escola e o papel da disciplina no contexto escolar. O estágio é cumprido a partir da segunda metade do curso (3º e 4º ano), e a carga horária mínima é de 400 horas. Já para o bacharelado, o estágio – que pode ocorrer em vários ambientes, como academias de musculação/ginástica, clubes e centros esportivos públicos – pode ter carga horária menor e ser realizado também a partir da segunda metade do curso. Aproveite bem a experiência, você vai gostar!

Também é legal você saber que existem conteúdos como Pedagogia dos Esportes e Empreendedorismo integrando disciplinas bem específicas do currículo.

Disciplinas específicas? 

Sim!

Mas o que elas trazem em seu bojo?

Componentes curriculares relacionadas à cultura corporal! São tematizadas em forma de esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas. Ainda podem conter assuntos relacionados às dimensões técnico-instrumentais e didático-pedagógicas, como Pedagogia dos Esportes, o Treinamento Esportivo e o Empreendedorismo em Educação Física e Esportes.

É, você acaba de fazer uma escolha muito interessante, que vai te dar muito campo para atuar profissionalmente, viu?

Boa sorte em suas escolhas, bons estudos e, acima de tudo, divirta-se! Profissional feliz desempenha suas atividades com muito mais assertividade. 


[Fonte: Guia do Estudante]