Confira dicas interessantes para extrair o melhor do seu curso de pós-graduação

Confira dicas interessantes para extrair o melhor do seu curso de pós-graduação

Ah, a evolução acadêmica!

Percebeu como, hoje em dia, há uma corrida desenfreada voltada para o aprimoramento profissional?

Seria absolutamente perfeito (e super, mega apropriado) seeee...muitas pessoas não estivessem buscando excelência acadêmica movidas apenas pelo – digamos – embelezamento do currículo na plataforma Lattes.

É uma corrida sem fim que pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Tá, tá...mas não é mais do que fundamental ampliar conhecimentos para, dessa forma, tornar-se um (a) profissional mais preparado (a), apto (a) a chamar atenção no mercado de trabalho?

Sim, evidente, mas...vamos com calma, né? 

Veja alguns pontos que seria muito bom que você entendesse enquanto cursa a sua tão sonhada pós-graduação.

Primeira coisa: defina o quanto antes seu percurso formativo.

O que raios é isso?

Trata-se da capacidade de selecionar – dentro da matriz curricular do curso que você escolheu – as áreas que despertam seu interesse para trabalhar. Não tem mistério: se você usar este recurso, seu aprendizado e os trabalhos que realizar serão direcionados exatamente para o que você pretende fazer profissionalmente. Olha que otimização do tempo!

Vamos à próxima dica.

Não fique preso (a) só ao que a grade do seu curso oferece. Atividades extraclasse – como congressos e cursos online – constituem ótima estratégia para te trazer aqueeeles outros conhecimentos que a sua faculdade, eventualmente, não estiver te disponibilizando.

Mais um “pulo do gato” para você considerar aí (e se destacar entre seus pares): “mergulhar” no conteúdo de outros cursos, de outras áreas.

Ué...mas por quê?

Porque estudar um pouco, por exemplo, de Economia e/ou Marketing (e encontrar novos meios de empreender no setor que você gosta), tem toda a chance de, como já dissemos acima, ser o seu diferencial no mercado de trabalho.

Ah, mais uma coisa, importantíssima! 

Não descuide de você, da sua saúde. O acréscimo de conhecimento é muito importante, lógico, a sua carreira tem muitíssimo valor, maaaas, a pressão imposta pela tese, dissertação ou pelo TCC não pode acabar se transformando em um impedimento para que você possa extrair o melhor do curso de aprimoramento que escolheu, entendido?

Por fim, não deixe de fazer atividade física regular e de sair com os amigos, ok?

O seu bem-estar geral é essencial para o progresso nos estudos e na carreira.

Boa sorte!


[Fonte: http://biologiaparabiologos.com.br]