Sabe a sua memória? Existem inúmeras coisas estranhas relativas a ela que são bem interessantes de saber

Sabe a sua memória? Existem inúmeras coisas estranhas relativas a ela que são bem interessantes de saber

Você já parou para pensar em como – de fato – funciona a memória humana?

Se não tem ideia de como esse armazenamento funciona trouxemos algumas curiosidades sobre o assunto, vem saber...

Segundo a Ciência, aquilo que denominamos como memória só passa a persistir – como um sinal de consciência – após os dois anos de idade. Tudo que vem antes disso, as ditas primeiras lembranças, são falsas. Em geral, são alimentadas por pequenas porções de imaginário e angariadas em fotos e histórias familiares.
 
Outra curiosidade relativa à memória tem um nome esquisito: hipnopedia.

Vish! O que raios é isso?

É o nome que se dá para a tentativa de aprender algo enquanto se está dormindo (como um idioma, por exemplo). Pois é, mas a tal técnica é bastante limitada e láááá nos anos 1950 já se concluiu que humanos não têm condições de memorizar fatos a menos que estejam despertos. Ainda falando sobre esta vertente da memória, outras pesquisas – mais recentes – acharam evidências de que a profundidade do sono (ou seja, seus estágios) pode influenciar na constituição das reminiscências.
 
Ok, próximo item...E dos marcadores epigenéticos transferíveis, já ouviu falar?

Parece maluquice, mas epigenética é um termo usado para sugerir que crianças podem herdar experiências vividas por seu pai.
 
Oi?

Isso mesmo! O que o genitor comeu ou aquilo ao que foi exposto em seu ambiente pode – de acordo com a epigenética – afetar, biologicamente, inúmeras gerações.

Doideira, né?

Vamos a outra característica do mundo maravilhoso da memória: um estudo canadense comprovou que desenhar é um ótimo método de memorização!

Você já tinha atentado para isso?
 
Podemos apostar que não!

Temos mais um dado que vai te encher de esperança, que ver?

Muito provavelmente – ainda que suas notas sempre tenham mostrado o contrário – você é bom (oa) em Matemática!

Siiiiim, você NÃO leu errado!

Ainda que sempre tenha suado frio diante de uma prova de cálculo, por exemplo, o que vem travando o seu bom desempenho no “departamento dos números“ é uma palavrinha que tem quatro letras e acomete muita gente: medo. Sentimento primitivo nos seres humanos, o medo – quando aparece – desliga a memória. Completamente. Para você visualizar melhor, quando estamos em pânico diante de uma questão de álgebra, por exemplo, ao desligar nossa memória, o medo torna o ato de fazer cálculos muuuiiito mais difícil.

Viu que caixinha de surpresas é o cérebro humano?


[Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br]