E se te pedissem para localizar – na história do planeta – o momento em que as espécies passaram a se alimentar umas das outras? Você saberia responder?

E se te pedissem para localizar – na história do planeta – o momento em que as espécies passaram a se alimentar umas das outras? Você saberia responder?

Tá, tá, o ano está só começando e você ainda está “meio que pegando no tranco” aí, a gente sabe.

Maaasss, vamos repetir – mais uma vez – aquela velha conversa de que é preciso começar a estudar o quanto antes, para ter tempo de aprender adequadamente e, assim,
se dar bem nas provas que vêm por aí?

Sim, sim, estamos falando dos exames que você terá pela frente em 2019, se pretende dar sequência aos seus estudos. Quanto antes começar a estudar, melhor.

Imagine se o Enem fosse hoje e, como tema proposto para a redação, viesse a cadeia alimentar desde os tempos mais remotos? O que você escreveria a respeito?

Há maaaisss ou menos 635 milhões de anos, a Terra era sacudida por enormes camadas de gelo glacial e um mundo inteiro – alienígena – se desenvolvia no fundo do oceano. Paleontólogos aventam que formou-se ali uma espécie de Jardim do Éden, ecossistema bastante simples que foi substituído por uma fauna variada e bastante interessante, característica do período seguinte: o Cambriano.

Pois é, só que pesquisas recorrentes têm alterado esta interpretação dos fatos.
 
Tais estudos apontam que os ecossistemas ediacaranos (na escala de tempo geológico, o Ediacarano é o período da era Neoproterozóica do éon Proterozoico que está compreendido entre 630 e 542 milhões de anos atrás) eram bem mais intrincados do que se imaginava.

Os fósseis encontrados (relativos à época) indicam o começo de uma enorme mudança: a coleta de carcaças que evoluiu para a predação.

Teve início ali uma enorme – e irreversível – mudança no ecossistema da Terra: a capacidade de se alimentar de outro animal.

Você tinha conhecimento desta data específica, na linha do tempo da história do planeta?

Agora já sabe!

Se, por ventura, em algum dos testes que você tiver pela frente este ano vier a pergunta “quando aconteceu a grande inovação ecológica e biológica na Terra?”, agora você já sabe responder!

Acelera aí que o ano está só começando!


[Fonte: https://noticias.uol.com.br]