Revolução na Saúde: cientistas americanos anunciam gel que, aplicado em homens, pode atuar como contraceptivo e evitar a gravidez. Produto está em fase de testes

Revolução na Saúde: cientistas americanos anunciam gel que, aplicado em homens, pode atuar como contraceptivo e evitar a gravidez. Produto está em fase de testes

Cientistas norte-americanos revelaram ao mundo uma ferramenta que pode fazer com que homens possam contribuir com as mulheres no que tange ao controle de natalidade e planejamento familiar.

Trata-se de um gel – experimental – que é aplicado nas costas e nos ombros masculinos. O produto combina dois tipos de hormônios que têm por objetivo interromper a produção de espermatozoides, mantendo os benefícios da energia e da libido proporcionados pela testosterona.

O estudo está sendo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, na sigla em inglês) e envolverá 420 casais.

Diana Blithe – chefe do programa de desenvolvimento de anticoncepcionais do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos EUA – demonstrou bastante animação diante da novidade. “Este gel seria o primeiro método de contracepção controlado pelo usuário e destinado aos homens desde a adoção do preservativo. Esperamos que seja uma forma aceitável de contracepção que os casais queiram usar”, disse ela.

Para os testes, os pesquisadores acompanharão os voluntários – entre quatro a 12 semanas – para garantir que a produção de espermatozoide tenha caído o suficiente para evitar a concepção (e, por precaução, as mulheres usarão métodos alternativos de controle de natalidade). Após esta fase, os casais usarão apenas o gel.
 
Se os resultados forem positivos, outro teste – de maior espectro – será realizado para que o produto possa receber aprovação.

Será que está despontando um novo método contraceptivo que, em breve, homens do mundo inteiro poderão usar?

Aguardemos...


[Fonte: Exame.com]