Problemas de aprendizagem podem ser transpostos se todos os que vivem no entorno dos estudantes se unirem
<p>Educadores sabem, bem, que inúmeros são os bloqueios que podem interferir no desenvolvimento dos alunos na hora da aprendizagem.<br></p>
Diante de tal realidade será que o papel da escola é apenas o de passar conteúdo e esperar que todo o corpo discente absorva da mesma forma, no mesmo tempo?
Claro que não!
É necessário abraçar os estudantes, entendendo todos como indivíduos integrais.
Quando surgem as dificuldades de aprendizagem há que se formar uma rede de ajuda aos estudantes formada por pelos pais, pela escola e por especialistas que podem ajudar as crianças no contorno dos obstáculos.
O primeiro ponto a ser reforçado é que alunos que apresentam alguma dificuldade de aprendizado são totalmente capazes de aprender, como qualquer outro colega.
A partir disso, os pais devem ser participativos na educação e – junto dos professores – devem trabalhar na identificação das dificuldades do estudante.
Já a escola precisa participar do processo incentivando os estudos e buscando formas de incluir o aluno nas atividades. Deve ainda realizar um bom acompanhamento durante as aulas e, se necessário, disponibilizar profissionais especializados como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, monitores ou professores auxiliares.
Com a adaptação de metodologia de ensino voltada para o rompimento das barreiras enfrentadas aliada à união de todos em torno de um único objetivo, o rótulo “deficiente” (ou “insuficiente”) é removido e a aprendizagem se faz. Sem traumas.
[Fonte: Catraca Livre // Educação]