Alimentação balanceada é fundamental para obtenção de bom desempenho físico
<p>Alimentação adequada como aliada da performance física é importante?<br></p>
Importante, não. É fundamental.
Os macronutrientes presentes na dieta, carboidratos, proteínas e lipídeos, atuam de maneira conjunta para que os resultados previamente estabelecidos sejam atingidos.
Mas como fazer o planejamento alimentar?
É preciso levar em consideração a rotina de treino do indivíduo (intensidade e modalidade), preferências alimentares, patologias e condição econômica.
Você pode não entender muito bem como funciona essa “engenharia do corpo”, mas a gente te explica.
O exercício – dependendo da intensidade e duração – é capaz de utilizar, rapidamente, os estoques de glicogênio muscular (uma reserva energética) podendo levar à redução rápida dessa disponibilidade e, consequentemente, ao cansaço.
Para manter estoques elevados de glicogênio muscular e energia durante a atividade física, anote aí, antes do treino, a dieta deve ser rica em carboidratos e pobre em gorduras e fibras (para facilitar o processo de digestão e não causar desconforto gástrico).
Para depois do treino, a indicação é de alimentação que restabeleça as reservas hepáticas e musculares de glicose e ainda otimize a recuperação muscular. É possível ter esse resultado por meio do consumo de proteínas de alto valor biológico (ovos, frango, atum) e de carboidratos de alto índice glicêmico (arroz branco, massas, batata, tapioca, frutas secas).
[Fonte: Veja.com]