Inglês, matemática, jardinagem, violão...Confira dicas valiosas para conseguir aprender qualquer coisa e não esquecer nunca mais
<p>O processo de aprendizagem é tão prazeroso, não?<br></p>
Qualquer que seja o conteúdo é sempre um agradável desafio colocar-se a entender algo que, até então, não se sabia.
Mas será que tal processo acontece facilmente para todo mundo?
Claro que não!
Estão envolvidas, também – e principalmente – nesta “caminhada rumo ao saber”, as aptidões, os interesses e a vontade de aprender de cada um.
Quando falamos em aptidão estamos falando de uma ferramenta importantíssima para o uso de uma técnica – infalível – que leva à excelência de aprendizagem.
Qual é esta ferramenta?
Significação.
Se você encontrar significado efetivo para inserir aquele novo conhecimento à sua vida, pode apostar, vai aprender “a novidade” muito mais rápido.
Outro recurso bastante eficaz é...cometer erros.
Sim!
Dizem especialistas que quando isso acontece, recorremos à hipercorreção, recurso do qual lançamos mão quando temos certeza de que sabemos algo mas, depois, percebemos que estávamos errados.
Quando nos deparamos com o nosso próprio deslize, paramos e pensamos no porquê estávamos pensando de tal maneira e é aí que voltamos à primeira ferramenta elencada: o material passa a ter mais significado, então é absorvido mais rápido.
Quer mais uma peça bem importante para o processo de aprendizagem?
Vamos a ela!
Cientistas contam que a metacognição é outro poderoso aliado para um aprendizado mais veloz.
Meta...o quê?
Metacognição.
É composta por dois aspectos principais: o planejamento (“Quais são meus objetivos e como vou aprender sobre isso?”) e o monitoramento (“Há outra forma de aprender isso? Como posso medir meus avanços? Por que estou fazendo isso?”).
Percebeu que, no fim, tudo converge para conseguir encontrar a exata significação do novo conteúdo na sua vida?
Podemos traduzir em uma única palavra: motivação.
E vale para tudo, viu?
Mãos à obra aí!