Ministério da Educação divulga notas de corte parciais do Sisu 2024 e abre prazo para alteração de escolhas de curso
<p>O Ministério da Educação (MEC) começará a divulgar as notas de corte parciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 a partir de hoje, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. <br></p>
O processo, que oferece mais de 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior, terá sua classificação parcial e notas de corte disponíveis para consulta.
A nota de corte é a pontuação do último candidato a se inscrever considerando o total de vagas disponíveis para cada opção de curso, turno e modalidade. Essas notas podem variar, já que os estudantes têm a opção de alterar suas escolhas de curso até o final do prazo de inscrições do Sisu, que vai até as 23h59 da próxima quinta-feira, 25 de janeiro. É importante ressaltar que a nota de corte serve como referência para o candidato acompanhar sua inscrição, mas não garante a seleção para a vaga ofertada.
Durante o período de inscrições, a classificação parcial é determinada pela ordem das notas dos candidatos inscritos no mesmo curso. Após o término das inscrições, a lista de selecionados será divulgada. Os candidatos podem verificar sua classificação e o resultado final no boletim de acompanhamento.
Os resultados do processo seletivo serão anunciados no dia 30 de janeiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes para preencher vagas que não foram ocupadas na chamada regular. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão expressar interesse em participar da lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, através do mesmo portal.
Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos por cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, e o Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e a Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.
O Sisu, que foi estabelecido pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente é regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012, reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, com a maioria delas sendo oferecida por instituições federais.
Referência: Ministério da Educação
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)