Professor lança livro de Matemática com linguagem indígena para contribuir com a Educação nas aldeias do Acre
<p>Boa notícia para a Educação!<br></p>
Após longa pesquisa, o professor Morane Oliveira lançou um livro de Matemática com linguagem indígena. O objetivo foi o de produzir uma obra que pudesse contribuir com os saberes dos povos que vivem em aldeias do Acre.
Lançado em dezembro do ano passado, o livro “Matemática Básica no Sudoeste da Amazônia: Uma Proposta para Escolas Indígenas” é fruto do trabalho de mestrado de Oliveira, que conta com a coautoria de Edcarlos de Souza e Itamar da Silva.
A ideia de produzir o livro – disse o professor Morane – nasceu quando ele participava da Comissão Pró-Índio. Durante as reuniões, observando as necessidades dos povos
indígenas, ele teve a ideia de trabalhar em um livro que utilizasse – também – a linguagem dos nativos.
“Há uma necessidade de transpor a institucionalização de uma escola indígena, que, atualmente, é dada para professores brancos para que essa tomada das ideias seja feita 100% por indígenas ou, pelo menos, por uma parcela maior. A ideia é que a gente possa reunir as ideias da filosofia da educação, abraçada – realmente – por eles”, explicou o professor.
Ele ainda contou que os índios usam bastante, diariamente, o recurso da matemática, porém, que nem eles mesmos têm a dimensão de como aplicam a ciência exata na construção de alojamentos, medição de território, caça e outras atividades do cotidiano.
Interessante, não?
[Fonte: G1 // Amazônia]