Notícias

Tecnologia a serviço da Educação: Portal do MEC lança, em dezembro, carteirinha de estudante digital

<p>E quando a tecnologia avançada chega às carteirinhas de estudante, hein? Pois é, no mês passado, o Ministério da Educação (MEC) lançou o portal da ID Estudantil. <br></p>

O endereço contém informações sobre a nova carteira de estudante, digital e gratuita, em breve disponível para discentes de todo o país.

Ótimo, não?

Mais do que isso...é incrível!

A carteirinha digital poderá ser emitida pelo MEC, pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), por entidades estudantis estaduais, municipais e distritais, por diretórios centrais dos estudantes, por centros e diretórios acadêmicos e por outras entidades de ensino e associações representativas dos educandos.

Aquele (a) que requisitar a carteira digital terá de concordar com o compartilhamento – com o Ministério da Educação (MEC) – de seus dados cadastrais e pessoais. A finalidade é subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro, novo banco de dados nacional dos alunos que será criado e mantido pela pasta.

Ao concordar com tais condições, o (a) estudante autorizará o MEC a fazer uso de suas informações, no entanto, apenas para formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. O sigilo dos dados pessoais, de acordo com a pasta, deve ser garantido sempre que possível.

A carteirinha de estudante – como se sabe – permite o pagamento de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais.

Os estudantes poderão adquirir o documento nas lojas Google Play e Apple Store a partir de dezembro.


[Fonte: Último Segundo // Educação]