Brasil amplia presença no ranking das melhores universidades do mundo
<p>Boa notícia para o ensino nacional. O Brasil aumentou sua participação no ranking internacional de melhores universidades do mundo. O rol é preparado, todos os anos, pela consultoria Times Higher Education (THE).</p>
Ampliamos nossa participação na lista, porém, ainda há muito trabalho pela frente visto que nenhuma de nossas instituições figura entre as 250 primeiras da relação.
Para compor o referido ranking, a consultoria citada se baseia em questões relacionadas ao ensino, como ambiente de aprendizagem, volume de pesquisas (e a reputação da instituição), quantidade de citações, rendimentos na indústria relacionados à transferência de conhecimento para o mercado e, por fim, internacionalização.
A melhor instituição de ensino superior do mundo – de acordo com a THE– é a Universidade de Oxford , na Inglaterra. Na sequência vêm o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, e a Universidade de Cambridge, também na Inglaterra.
No ranking deste ano, o Brasil conta – no total – com 46 instituições, 11 a mais do que no ano passado. A USP é a primeira universidade brasileira a aparecer na lista (ocupando posição entre 251 e 300). A segunda é a Unicamp (que ocupa lugar entre as 501 e 600 melhores) e a terceira brasileira com melhor colocação é a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (que ficou entre as 601ª e 800ª colocação).
O ranking traz, ao todo, 1.396 unidades de ensino superior (identificadas em 92 países e regiões) e o Brasil é a sétima nação com maior número de universidades presentes no referido registro.
É uma evolução. Na lista do ano passado ocupamos o nono lugar.
[Fonte: O Globo]