Ânimo na hora de estudar! Confira dicas para ter ótimos resultados
<p>Eis que começam a “soprar os ventos” do Enem, dos vestibulares...<br></p>
Desespero, ativar!
Caalmaaa!
Sim, já estamos em setembro, o ano está – como dizem – “voando” e logo a prova mais importante da sua vida, aquela que pode definir seu futuro, chegará.
Se você considera que é muita coisa para pensar e já bateu um desânimo aí, nós vamos te ajudar a combater este estado emocional.
A primeira coisa a fazer – pode acreditar! – é atentar para a necessidade de fazer descansos. Assim que perceber qualquer sinal de fadiga, de cansaço, pare de estudar. E faça esta pausa a cada 50/60 minutos.
Focalize, sempre, os objetivos que tem em longo prazo. Imagine que todo este esforço de agora vai contribuir para que você obtenha o melhor resultado na(s) prova(s) que vêm aí.
Usar o sistema de recompensa também é bem eficaz, viu? Por exemplo, se você estudou uma tarde inteira e considera que foi proveitoso, se “presenteie” com um lanche que você gosta, assista um filme bacana ou vá praticar o esporte que curte.
Planejar a sessão de estudo (que pode, muito bem, ser em uma biblioteca se, em casa, você se sente enclausurado/a) e evitar distrações (como o celular) também vão ajudar muuuitoo.
Por fim, faça do estresse (que é muito normal e natural neste período) um motivador para que você vá adiante nos estudos e na preparação para as Repetindo o que já dissemos, se planeje na hora de ver as matérias que deseja estudar. Nada de se debruçar sobre os livros por 10 horas seguidas em um único dia! Isso vai fazer com que você canse rápido, se frustre e acabe desenvolvendo repulsa aos estudos. Não é o que você precisa neste momento, certo? Então, como diz o ditado, “devagar e sempre!”.
Por último, para te dar uma animadinha, vale sugerir: escute música! É uma forma ótima de estimular o entusiasmo e a motivação! Sim, sim! Acompanhado (a) desse recurso, você pode se concentrar (ou evitar distrações) de forma muito mais fácil. Mas, olha, a música em si não pode te distrair, viu? Senão não adianta nada. Se você curtir, opte por
música clássica!
Bons estudos. E boa sorte!