O que estudar para o Enem 2019? Confira dicas
<p>Vem aí o Enem e com ele a necessidade de estar muito bem preparado (a) para a prova que pode ser o passaporte para a etapa acadêmica da vida.<br></p>
O Enem é dividido em áreas de conhecimento. São elas: Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens (Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Matemática e Redação.
Saber o que estudar para se preparar para a prova faz toda uma diferença porque impede que o (a) estudante perca tempo, imerso – sem rumo – em um “mar de conteúdo”.
Vale atentar, também, para assuntos que rendem questões interdisciplinares e contextualizadas (aquelas em que são exigidos conhecimentos em duas áreas, como Biologia e Química, por exemplo).
Antes de qualquer coisa, para que o resultado dos estudos seja o mais positivo possível, é preciso traçar um plano de aprendizado.
E é interessante que você saiba que existem alguns assuntos e matérias que costumam ganhar mais destaque, ou seja, que são abordados com maior frequência.
São eles:
Ciências da Natureza // Física => Eletricidade; Hidrostática; Ondas; Óptica; Usinas / instalações residenciais; Calorimetria; Acústica e Mecânica.
Química => Unidades de concentração; Estequiometria; pH e pOH; Cadeias Carbônicas; Radioatividade; Soluções; Oxidações e Eletroquímica.
Biologia => Ecologia e Sustentabilidade, bem como problemas ambientais; Evolução; Imunização; Genética e mutações; Citologia; Ciclos de carbono, nitrogênio e água.
Matemática => Porcentagem; Razões e proporções; Leitura e interpretação de gráficos; Medidas para dados simples; Prismas e Regra de Três.
Ciências Humanas // História do Brasil => Período Colonial; República; Período de escravidão; Era Vargas; Ditadura Militar; Era populista.
História Geral => Período de Idade Média e Moderna; Revolução industrial; Primeira e Segunda Guerra Mundial; Nazismo/Holocausto e Fascismo; Liberalismo e Guerra Fria.
Geografia => Agricultura Brasileira; Impactos no meio ambiente; Planos e blocos econômicos; Geopolítica mundial; Migrações; Desenvolvimento humano e social.
Filosofia e Sociologia => Globalização e suas consequências; Iluminismo; Existencialismo; Marxismo; Contratualismo; Relações de Trabalho; Cultura de massa; Movimentos sociais; Fé e Razão: São Tomás e Santo Agostinho e Pensadores da Grécia Antiga.
Linguagens // Literatura => Movimentos literários: Barroco, Quinhentismo, Modernismo, Naturalismo e Realismo; Obras literárias: principalmente clássicos brasileiros; Figuras de linguagem e Poesias Concretas; Literatura Contemporânea.
Língua Portuguesa => Funções de linguagem e gramática; Semântica; Compreensão e interpretação de texto; Norma culta e coloquial; Morfologia; Linguística; Sintaxe; Gêneros textuais.
Educação Física e Artes => Esportes; Música; Grafite; Artes marciais; Cubismo; Obras artísticas; Renascimento e Movimentos artísticos e culturais.
Enfim, estes são os assuntos mais recorrentes, porém, não significa que serão os únicos abordados na prova. A sugestão aqui é que você os insira na sua ampla programação de estudos.
E, por fim, falando sobre a redação, a fim de que você se prepare bem para esta tão temida parte do Exame Nacional do Ensino Médio, nossas dicas são aquelas que todos os anos são repetidas por quem trabalha com a preparação de alunos: busque estar a par das principais notícias, não fuja do formato exigido (dissertativo-argumentativo) e treine bastante para não fugir do tema. Este erro é fatal, resulta em anulação.
Por fim, leia, leia muito! Vai te ajudar não só a entender os textos de apoio (para conseguir interpretá-los de forma correta) como, também, vai contribuir para o desenvolvimento do seu senso crítico.
Bons estudos, boa sorte!
[Fonte: www.stoodi.com.br]