Melhor emprego do país: é o que o MEC ambiciona com o Projeto Future-se
<p>Apresentado pelo MEC no último dia 17, o Projeto Future-se ambiciona – como uma de suas principais consequências – transformar o emprego de professor universitário no “melhor do Brasil”.<br></p>
De acordo com Arnaldo Lima, secretário da educação superior do Ministério da Educação, os docentes receberão “recompensas” financeiras quando conseguirem feitos de relevância.
Mas de onde virá o dinheiro para tal?
Lima explica que os recursos deverão vir de investimentos estruturados junto ao fundo privado.
“A gente quer premiar as boas práticas. É tudo o que a gente acredita. A gente não acredita nem no assistencialismo sem restrição social e nem em uma meritocracia só dos melhores. O que a gente quer premiar é a cultura do esforço”, disse o secretário.
E quais serão as possíveis atividades geradoras de renda para os professores?
Na lista do MEC estão, por exemplo, publicações, exploração de patentes, sociedades de propósitos específicos e sociedades em startups.
“A gente está fazendo do cargo de professor universitário o melhor emprego do Brasil. Ele vai ter o salário dele garantido e toda receita própria que ele conseguir captar vai ser dele. Vai ter natureza privada desde que ele exporte o que a gente tem de melhor, que é o conhecimento”, finalizou Lima.
[Fonte: Último Segundo // Educação]