Estudo americano identificou os três alimentos que ajudam a recuperar bebês desnutridos
<p>E quando o bebê apresenta desnutrição? Como recuperar a flora intestinal da criança e impulsionar seu desenvolvimento? Uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Washington (EUA) – e publicada na revista científica Science – revelou que o método mais eficaz é introduzir banana, grão-de-bico e amendoim na alimentação.<br></p>
Os alimentos em questão se revelaram bem eficientes no estímulo das bactérias saudáveis dos organismos de crianças gravemente desnutridas em Bangladesh, no sul da Ásia.
O estudo ainda trouxe que a introdução dos alimentos citados seria a grande chave para que ossos, cérebro e o corpo das crianças – de uma maneira geral – se tornem mais propensos a crescer.
Fracas e pequenas, muitas crianças desnutridas apresentam – em comparação com crianças saudáveis da mesma idade – comunidades de bactérias "incompletas" ou "imaturas" em seus intestinos. E os pesquisadores envolvidos no estudo citado acreditam que é justamente esta microbiota “imatura” a grande responsável pelo não crescimento adequado das crianças.
Empenhados em reverter tal quadro, eles resolveram fazer testes com diversos alimentos. E concluíram que nem toda subsistência tem a mesma eficiência para resolver questões decorrentes de subalimentação.
A dedicação tem grande razão de ser. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a desnutrição infantil é um problema crítico de saúde global que atinge mais de 150 milhões de crianças em todo o mundo, sendo responsável por quase metade das mortes de crianças menores de cinco anos.
Isto posto, e voltando aos alimentos que citamos acima, para chegar até eles – como sinônimo de eficiência para recuperação de bebês desnutridos – os cientistas realizaram um experimento (com camundongos e porcos) para atestar quais grupos de alimentos conseguiam estimular as bactérias intestinais.
Pelo período de um mês, eles experienciaram diferentes combinações de dietas em 68 crianças (com idades entre 12 e 18 meses) em Bangladesh.
E, de acordo com as observações deles, a dieta que se destacou foi justamente a composta por pasta de banana, farinha de amendoim e grão-de-bico.
A característica mais positiva é que são ingredientes baratos, que podem ser encontrados não só em Bangladesh como – também – em outras partes do mundo.
[Fonte: UOL Notícias]