Adolescentes que “pulam” café da manhã ficam mais propensos à obesidade, diz estudo da USP
<p>Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – e de mais seis países europeus – revelou que adolescentes que “pulam” o café da manhã têm mais chances de desenvolver obesidade.</p><br>
Você conhece alguém que se enquadra nessa característica?
Ou será que é você mesmo (a)?
Vale saber que – de acordo com o estudo – abrir mão da chamada refeição mais importante do dia (porque garante a energia necessária para o período) tem relação direta com o aumento da circunferência abdominal e com o aumento no índice de massa corporal (IMC) nesse grupo etário.
Vishh...
É, queridão (ona), sair correndo para a escola (invariavelmente atrasado/a) e achar que não tem problema algum sair ser comer tem inconvenientes, sim. Aliás, todos eles.
– Ah, mas de manhã não consigo comer nada. Não desce!
Ah, olha, então seria bom você já começar a “conversar sobre isso com o seu estômago”, viu?
Porque, como já contamos e vamos repetir, dispensar a primeira refeição do dia pode levar a uma dieta desequilibrada, o que pode acabar fazer com que você fique vulnerável ao ganho de peso.
“Ao dispensar o café da manhã, milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo podem substituir uma alimentação mais saudável dentro de casa (lácteos, cereais integrais e frutas) pelo consumo, em cafeterias e lanchonetes escolares, de alimentos industrializados muitas vezes hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade”, disse Elsie Costa de Oliveira Forkert, epidemiologista e pesquisadora do Grupo de Pesquisa YCare do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.
E as consequências dos maus hábitos começam na obesidade e vão desaguar no surgimento prematuro de problemas como o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares.
Ninguém quer isso, certo?
Bom, tudo entendido, né?
Falamos especificamente de crianças e adolescentes, mas, tenha você a idade que tiver...nada de pular o café da manhã!
[Fonte: Exame.com]