Notícias

Cinema e Direito: você pode unir as suas duas paixões, se divertir e estudar! Vem ver...

<p>Olha só! Então quer dizer que você decidiu seguir, profissionalmente, pelo caminho do Direito?<br></p>

Opa! Não só escolheu tal caminho como já o trilha há algum tempo?

Bom, seja lá em qual estágio da escolha profissional você estiver (se preparando para começar a estudar ou já atuando na área), se, além de um (a) feliz operador (a) do 

Direito (chique essa expressão, não?), você também for um (a) aficionado (a) por produções da telona, nós temos uma ótima informação para te dar...

Dá para unir as suas duas paixões e estudar assistindo filmes bem interessantes produzidos pelo cinema, viu?

Quer alguns exemplos super clássicos?

Vamos lá...

O primeiro que vamos te sugerir é “Erin Brockvich – Uma Mulher de Talento” (2000 – Steve Soderbergh). Julia Roberts ganhou o Oscar ao interpretar Erin Brocovich, uma mulher comum que enfrenta dificuldades após bater seu carro. No enredo, ela pede emprego ao seu advogado e então percebe que existem diversos registros médicos colocados em arquivos imobiliários. Ao perceber que há algo errado acontecendo, Erin decide investigar. É aqui que o Direito entra. O filme mostra a importância de investigar, de ler o processo, buscar todas as alternativas. É uma verdadeira aula de como um (a) bom (a) advogado (a) deve se portar.

Na sequência vem “Um Sonho de Liberdade” (1994 – Frank Darabont). Para você entender, de cara, o quanto o filme é bom, basta dizermos que tem Morgan Freeman no elenco, né? Maaass...vamos à história. Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro que foi sentenciado à prisão perpétua por assassinar sua esposa. Na prisão, ele faz amizade com Red (Morgan Freeman) e passa por muitas dificuldades dentro do sistema prisional americano. Por que o filme é bem útil para você estudar? Porque mostra como funciona o julgamento no tribunal americano, traz as mazelas sofridas pelos presos na época e ainda escancara a forma como o sistema prisional funcionava.

Quer mais um?

Ok, anota aí.

“O Segredo de Seus Olhos” (2009 – Juan José Capanella). O filme argentino conta a história de Benjamin Esposito (Ricardo Darín), um oficial de justiça recém-aposentado, que passa a dedicar o tempo livre à produção de um livro. Ele decide contar a história de um terrível estupro, seguido de assassinato, do qual foi testemunha. Visto que o Departamento de Justiça torna-se encarregado do caso, Benjamin acaba por conhecer o marido da vítima – Ricardo Morales (Pablo Rago) – a quem ele promete encontrar o culpado. Assistir este super suspense vai ser ótimo para os seus conhecimentos profissionais porque ele aborda uma parte bem importante do processo jurídico: as falhas. É bom saber que o sistema pode errar e que isso tem consequências.

Olhaí! Já tem umas boas sugestões para se divertir / estudar, hein?

Se quiser mais, ainda destacamos “A Firma” (1993), “O Silêncio dos Inocentes” (1991), “O Sol é Para Todos” (1962), “Código de Conduta” (2009), “Seven – Os Sete Crimes Capitais” (1995), “Carandirú” (2003), “Bicho de Sete Cabeças” (2001).

Prepara a pipoca aí...


[Fonte: https://quecurso.com.br]