Acordar cedo é viável para todo mundo? Pular cedo da cama é bom ou ruim para a produtividade?
<p>– Vamos! Levanta dessa cama que tá na hora! Já são 6 da manhã!<br></p>
Como assim JÁ são 6 da manhã, cara-pálida?
Já parou para pensar que nem todo mundo “funciona bem” tão cedo?
É isso mesmo!
Não é preguiça não!
Claro que acordar cedo traz uma série de benefícios como, por exemplo, ter tempo para fazer coisas pessoais, já que o restante da casa – especialmente as crianças – ainda está dormindo, maaasss, é preciso que a pessoa tenha este, digamos, “alinhamento com o cantar do galo”, já em seu DNA.
Tá, também não estamos dizendo que seja, assim, impossíííível, adquirir o hábito de pular cedinho da cama. Existem estratégias para isso.
Um exemplo?
Levantar cedo e praticar exercícios físicos. Por expor a pessoa à luz do dia logo cedo, já ajuda a estimular o metabolismo e a temperatura corporal. Resultado? É possível “pegar no tranco” mais rápido!
Mas importante, mesmo, é ter em mente que, se acordar cedinho para fazer o dia render não deixar a pessoa mais produtiva e, pelo contrário, acabar por fazer com que as tarefas daquele dia saiam todas, como se diz por aí, “meia boca”, melhor deixar essa ideia de lado. Acordar cedo é para quem é diurno e é importantíssimo que as pessoas atentem para estas características em si mesmas.
E não somos nós que estamos dizendo, viu?
Especialistas da área de Neurologia explicam que passar a acordar bem cedinho apenas para se sentir mais produtivo, se não for algo que faça parte das características biológicas de alguém, só fará com que esta pessoa bagunce todo o sistema dela. Pode até ficar doente.
E aí...já viu, né?
Em curtíssimo prazo, produtividade lá embaixo.
Por quê?
Cansaço, dispersão e muito, muuuitooo sono!
[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]