Com dificuldades para dominar a arte da comunicação? Confira dicas para reverter essa situação
<p>Quantas vezes você já não ouviu por aí que o dom da Comunicação pode levar as pessoas bem longe, em todos os setores da vida, especialmente no profissional?<br></p>
É a mais pura verdade!
Dominar a arte de se comunicar – não importa qual seja a sua área de atuação – é ferramenta poderosíssima para a carreira.
Ih, mas você é – como se diz popularmente – “uma negação” nessa coisa de expressividade, morre de vergonha, não leva o menor jeito para isso...
Muita calma nessa hora...Dá para desenvolver tal aptidão!
Dá?
Ô se dá!
Vem ver como...
Para começar vamos te passar uma orientação importante, passada por experts em comunicabilidade: da mesma forma que aprendemos a falar, também podemos desenvolver expressividade.
Viu só? Que papo é esse de “sou uma negação nesta matéria”? É nada! Você só precisa treinar para melhorar.
E como vai fazer isso?
Primeira coisa: observe, com atenção, aqueles que você considera que falam bem. E identifique os seus próprios ruídos de comunicação.
Ler em voz alta ajuda muito também. Adotando o hábito de ler livros, jornais e revistas em voz alta você começa – sem nem perceber – a ganhar fluência na fala.
Ao falar, lembre que os movimentos (especialmente, a posição da mão) afetam – diretamente – a naturalidade. Logo, na hora de se expressar atente para não perder a
desenvoltura. Se você, por exemplo, decidir programar a forma como vai usar as mãos durante a fala vai acabar por transmitir uma interlocução incerta, falsa.
Por fim, quer um recurso que pode te ajudar muito?
Estruture o que pretende falar em tópicos.
Preferir os itens à simples decoreba impede que – exageradamente preocupado (a) com o conteúdo – você termine por se perder todo (a) no assunto.
Como dizem os “mestres na matéria” estruturar a fala, previamente, em subdivisões é como conceber um mapa de viagem.
Treine aí! Você vai ver como dá super certo!
Boa sorte!
[Fonte: www.napratica.org.br]