A natureza contribuindo para a saúde humana: resina produzida por árvores é coletada por abelhas e transformada na própolis, poderoso antibiótico natural
<p>Você, certamente, já ouviu falar a respeito dos inúmeros benefícios da própolis, certo?<br></p>
Isso mesmo, dA própolis!
Existem árvores na natureza que produzem um tipo de resina com propriedades – antibacterianas e antifúngicas – que protegem o vegetal do ataque de insetos e fungos.
Muito bem, abelhas coletam esta resina e levam para a colméia, onde o material será misturado à cera e a outras secreções das abelhas.
Estará formada, então, “A” própolis, substância rica em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides que revela-se como um poderoso antioxidante.
Inúmeros estudos feitos com a própolis já atestaram sua incrível ação antibacteriana. Por este motivo, ela é considerada como um poderoso antibiótico natural.
A grande vantagem da própolis em relação aos antibióticos comuns é que – ao contrário deles – ela só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando, por exemplo, as da flora intestinal.
A Humanidade já conhece a própolis há tempos.
Egípcios e gregos usavam como antisséptico e também para embalsamar seus mortos, evitando a decomposição.
Os Incas a utilizavam para baixar febre.
E legionários do Império Romano curavam suas feridas com a substância.
Pois é. Eis a natureza contribuindo para a saúde humana!
Atualmente, o produto pode ser encontrado em mercados sob as mais variadas formas. E todas elas fazem bem ao organismo, viu?
[Fonte: Mundo Educação // Curiosidades]