Notícias

Em tempos de muita oferta saiba como escolher uma pós-graduação

Em comparação a outros tempos, o número de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos hoje chega a assustar. Nunca houve tantos disponíveis.

Com a demanda do mercado - que pede por mais conhecimento dentro das organizações - a busca pelas mais variadas especializações aumentou. E muito.

Para que você tenha uma ideia deste incremento, de acordo com o Sistema Nacional de Pós-Graduação (em uma análise de avaliações trienais de 2007, 2010 e 2013), o número de programas de pós-graduação no Brasil cresceu 45%.

Pois é, um aumento digno de nota.

Mas - em meio a tantas opções - como acertar na escolha da instituição e do curso, sem ter "surpresas desagradáveis"?

Visto que a nova regulamentação - relacionada à referida modalidade de ensino - ainda está sendo discutida e que, com frequência, o Conselho Nacional de Educação (CNE) é acionado para esclarecer diversas dúvidas, nós, do Portal Bolsas de Estudo, oferecemos a você algumas dicas de como selecionar o melhor curso para que possa seguir com o seu sonho de Educação, sem surpresas desagradáveis:

- descubra se a IES (instituição de ensino superior) é credenciada pelo MEC. Muitas instituições que hoje são credenciadas pelo Ministério da Educação têm chancelado cursos em instituições menores, terceirizando a oferta. Antes de assinar o contrato é importantíssimo que você identifique se o CNPJ utilizado (inclusive nas notas fiscais apresentadas) é da IES em que deseja ingressar;

- preste (muita) atenção também à qualidade do curso oferecido. Investigue quantas turmas da especialização específica já foram ofertadas pela instituição e há quantos anos ela está atuando no mercado;

- não se deixe levar por preços acessíveis demais. Pesquise sobre a credibilidade da instituição. Investigue para comprovar se o curso realmente lhe dará condições de atuar na área pretendida. A pergunta neste momento deve ser "quanto vale o meu futuro?".

Especialmente em tempos de crise, lembre que o velho ditado que diz que o barato, às vezes, pode sair muito caro está mais do que atual.

[Fonte: Portal Administradores]