Notícias

Portal Bolsas de Estudo informa: IBGE registrou crescimento expressivo do número de cidades com ensino superior no país

Pouco mais de uma década. Este foi o espaço de tempo que as faculdades particulares levaram para expandir suas atividades pelo país afora. De acordo com dados do IBGE, em 13 anos, o número de municípios com unidades de ensino superior dobrou.

É algo que, nós, do Portal Bolsas de Estudo, consideramos que deve ser muito comemorado. Significa maior oferta de educação à população.

Para se ter uma ideia, na virada do século (em 2001) registrava-se a presença de unidades do ensino superior em 1.079 municípios brasileiros (19,6% dos 5.507 existentes na época). Neste final de 2014, este número dobrou. Hoje, 2.222 cidades brasileiras (39,9% das 5.570 totais) oferecem àqueles que completaram o segundo grau a possibilidade de dar sequência aos estudos no ensino superior.

Esse crescimento da educação particular no país viabilizou que gigantes do setor se fortalecessem e se instalassem em definitivo. Programas de incentivo à Educação do governo federal - como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) - também contribuíram para que as instituições particulares se firmassem ao longo do período observado pelo IBGE.

O indicador do crescimento das particulares foi o Mapa do Ensino Superior, elaborado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. De acordo com esse registro, o número de instituições privadas de ensino superior saltou de 1.391, em 2001, para 2.391 em 2013. Para se fazer um comparativo, no mesmo período, a rede pública registrou um crescimento bem menor (foi de 183 para 301 instituições).

[Fonte: Folha Online / Educação]