Estudar e não esquecer os conteúdos nunca mais? O Portal Bolsas de Estudo te ensina como!
Estudar, todos sabemos, é um processo, certo? No Houaiss o verbo está associado a ?aplicar o espírito, a inteligência e a memória para aprender; adquirir habilidade e/ou conhecimento?.
Isso significa que, na acepção correta da palavra, não adianta pegar o material a ser explorado e decorá-lo ou, após leitura breve, utilizar caneta marca texto para evidenciar os pontos mais importantes. Isso não é estudar.
Mas se você deseja, de fato, absorver conhecimento de forma que este possa ser acessado a qualquer tempo da sua vida, acompanhe algumas técnicas imbatíveis que o Portal Bolsas de Estudo selecionou para você:
Conecte! - estabelecer relação entre informações recentes e conhecimentos que você já detém é excelente para a memorização de algo. Quanto mais você consegue explicar como o novo aprendizado se relaciona com seu domínio prévio, mais forte será sua compreensão e mais conexões você criará para se lembrar mais tarde.
Chute! - não sabe? Vai chutar? Vá em frente, arrisque uma resposta, mesmo que não tenha certeza dela. Ao se esforçar para responder -ainda que sem muita confiança - é muito provável que se lembre disso quando aprender a solução certa. Ao explorar o desconhecido e tentar achar a resposta primeiro, você será muito mais propenso(a) a aprender e lembrar de como "decifrou o enigma" do que se alguém te ensinasse logo de cara.
Reflita! - avalie todo o processo de absorção de novas informações. Ao separar um tempo para rever um projeto ou analisar o que foi discutido, por exemplo, em uma reunião, você está refletindo. Isso é primordial! Ao perguntar a si mesmo(a) o que correu bem, onde você pode melhorar ou o que determinado assunto te faz lembrar, você está...? Estudando! E sedimentando essas informações no seu, digamos, "hardware". E não somos só nós que estamos dizendo! Pesquisadores de Harvard descobriram que a escrita reflexiva é muito poderosa. Só 15 minutos de reflexão no final do dia já melhoram seu desempenho em 23%.
Estas são apenas algumas dicas - muitos úteis - para que, ao absorver novos conhecimentos, você consiga acessá-los quando quiser, a qualquer tempo da sua existência, sem perder para a memória.
Mãos à obra! Já para os estudos!
[Fonte: Época / Negócios]