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Sobe em 25% os itens do almoço de Páscoa

A Páscoa deste ano promete sair cara, os consumidores brasileiros este ano, custando 25,03% mais, vão gastar em média, do que o de 2014, diz estudo divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).


A alta dos itens da principal refeição da Semana Santa superou a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FGV), cuja variação acumulada nos 12 meses findos em fevereiro foi 7,99%. 
Em 2014, o IPC anualizado até fevereiro cresceu 5,95%, enquanto os produtos do almoço de Páscoa tiveram deflação de 0,26%.

De acordo com a sondagem, as maiores variações de alta foram observadas na batata-inglesa (63,49%) e na cebola (30,44%). 

De acordo com a pesquisa da FGV mostra que o vinho teve aumento médio de 15,84% e os bombons e chocolates, de 9,32%. O bacalhau e o peixe tipo bacalhau, que integram o grupo de pescados salgados, tiveram queda similar à registrada em 2014: 3,36%.