Notícias

Em clima de negociação EUA e Cuba não tem estimativa de reabertura de embaixadas

Segue sem prazo de abertura para a embaixadas dos EUA e Cuba de acordo com a secretária de Estado adjunta norte-americana, Roberta Jacobson.O fato foi divulgado nesta quinta-feira (22) que nenhum prazo foi fixado para reabertura de embaixadas.


O comunicado ocorreu após ter sido divulgada a primeira reunião sobre restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

De acordo com Jackson a primeira rodada de conversações com Cuba foi marcada por "um diálogo positivo e construtivo".
As novas regras do embargo comercial a Cuba, anunciadas semana passada pelo Departamento do Tesouro e do Comércio norte-americano, demonstram uma nova direção da política dos Estados Unidos em relação a Cuba.
A reabertura de diálogo entre os dois países ocorreu após conversas entre os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e de Cuba, Raúl Castro, que anunciaram em 17 de dezembro de 2014, uma aproximação histórica entre os dois países, que estão separados unicamente pelos 150 quilômetros do Estreito da Flórida e que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.
Históricamente, o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha, em 1961, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro.  A invasão ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.
Nesse momento seguem as negociações entre os países, que tiveram o primeiro encontros oficial após 18 meses de negociações secretas entre Washington e Havana, com apoio do Vaticano e do governo do Canadá.