Operadoras vão cortar acesso à internet no fim da franquia.
A operadora Oi declarou que a partir desta terça-feira (9), clientes que usarem todo o serviço de pacote de internet móvel que foi contratado terão o serviço de navegação suspenso. A medida será válida para clientes dos planos pré-pago e de controle da operadora.
De acordo com a operadora aqueles que pretendem continuar com acesso à internet deverão recontratar o pacote de dados ou contratar um pacote adicional avulso.
A medida também será adotada por outras operadoras ainda neste ano.
A primeira operadora a adotar o método foi a Vivo, em novembro. Antes, quando o cliente atingia o limite da franquia, tinha a velocidade reduzida, mas não suspensa.
A Vivo, que começou a mudança pelos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, vai ampliar a estratégia a partir do próximo dia 30 para os usuários pré-pagos e controle do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Rondônia, de Roraima e do Tocantins.
Segundo a Vivo, seus clientes foram avisados anteriormente sobre o ajuste nos planos.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou que as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.