SEXTA-FEIRA SANTA: VAI TRABALHAR OU CURTIR O FERIADO? SAIBA TUDO SOBRE SEUS DIREITOS!

SEXTA-FEIRA SANTA: VAI TRABALHAR OU CURTIR O FERIADO? SAIBA TUDO SOBRE SEUS DIREITOS!

E aí, galera! Chegou aquela época do ano novamente. Sexta-Feira Santa, caindo no dia 29 de março desta vez.

Esse dia não é só um feriado qualquer, mas sim um momento cheio de significado, que faz a gente dar uma pausada para pensar na vida. É quando muita gente aproveita para relaxar, curtir a família e, claro, comer aquele bacalhau caprichado. Mas e quem tem que trabalhar? Bora entender um pouquinho sobre o que diz a lei para esses dias especiais.


Direitos de Quem Trabalha na Sexta-Feira Santa

Aqui no Brasil, a regra é clara: trabalhar em feriados nacionais, tipo a Sexta-Feira Santa, é mais raro que encontrar ovo de Páscoa em janeiro. Mas claro, sempre tem exceções, principalmente se o seu trampo é daqueles que não podem parar. Se você for um dos guerreiros que vai estar na ativa, saiba que você tem direito a uma compensação - pode ser uma graninha extra ou um dia de folga em outra data. O importante é que tem que ter acordo entre você e o chefe, e tudo isso tem que estar nos conformes com os acordos coletivos da sua categoria.


Domingo de Páscoa: Feriado ou Não?

Pulando para o domingo de Páscoa, esse dia não entra na lista de feriados oficiais, então o trampo segue a regra do jogo local. Se rolar trabalho, pode ser que venha com um bônus ou uma folguinha depois, especialmente se tiver hora extra no meio.


Não Deu as Caras no Trampo?

Agora, se bater aquela vontade de esticar o feriado e você resolver não aparecer no trabalho, é bom ter uma justificativa na manga. Faltar assim, na cara dura, pode dar ruim, desde levar uma advertência até dar adeus ao job. Melhor avisar e justificar, né?


Todo Tipo de Trabalhador Tá na Roda

E só pra deixar tudo às claras: não importa se seu contrato é fixo, temporário ou se você é da galera intermitente, os direitos são pra todo mundo. A ideia é que ninguém fique na mão, seja qual for o seu role no mundo do trabalho.


Então é isso, pessoal! A Sexta-Feira Santa é aquele momento para dar uma respirada, refletir um pouco e, claro, entender seus direitos no trabalho. Seja você de folga ou batendo ponto, o lance é curtir o feriado do seu jeito, com consciência e respeito. E aí, bora aproveitar o feriadão (ou o trabalho) da melhor maneira possível? 


Referência: INFOMONEY. Vai trabalhar na Sexta-feira Santa? Veja se você vai ganhar mais. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/vai-trabalhar-na-sexta-feira-santa-veja-se-voce-vai-ganhar-mais/. Acesso em: 26 mar. 2024.