QUANDO O TERMÔMETRO VIRA MONTANHA-RUSSA: COMO O VAI E VEM DO CLIMA MEXE COM A NOSSA SAÚDE

QUANDO O TERMÔMETRO VIRA MONTANHA-RUSSA: COMO O VAI E VEM DO CLIMA MEXE COM A NOSSA SAÚDE

E aí, pessoal! Vocês também sentiram aquele calorzão dos últimos dias?

Pois é, mas segura que a montanha-russa climática não para por aí. Uma frente fria tá chegando pra dar uma chacoalhada nas temperaturas, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil. Isso mesmo, depois de suar a camisa, é hora de tirar o casaco do armário de novo.


O Drama da Mudança Brusca de Temperatura

Essa dança das temperaturas não é só um desafio pra escolher o look do dia. Na real, pode mexer bastante com a nossa saúde, especialmente com a respiratória. Uma queda súbita no termômetro pode ser o gatilho pra crises de asma, deixando quem já tem a condição em alerta. E não para por aí: DPOC e rinite alérgica também entram na lista de "convidados indesejados" dessa festa.


Vírus Respiratórios Aproveitam o Frio pra Dar o Bote

E como se não bastasse, resfriados e gripes adoram esse clima de "será que esfria ou esquenta?". A combinação de mais vírus no ar com a galera se espremendo em lugares fechados (fugindo do frio ou da chuva) é a receita perfeita pro aumento dessas doenças. Ah, e as tempestades e enchentes que rolam nesse período também não ajudam, trazendo mais riscos pra nossa saúde respiratória.


Dicas de Ouro pra Não Entrar Nessa Fria (ou Calor)

Mas ó, não precisa entrar em pânico. Tem várias coisas simples que a gente pode fazer pra se blindar contra essas mudanças bruscas:

• Ventilação é Tudo: Mesmo no frio, bora abrir as janelas pra renovar o ar.

• Cuidado com o Ar-Condicionado: Se você tá sempre num lugar com ar ligado, certifica que a manutenção tá em dia pra não virar criadouro de bactérias.

• Alimentação Forte: Comer bem ajuda a manter a imunidade lá em cima.

• Tratamento em Dia: Quem já tem alguma doença respiratória, seguir o tratamento certinho faz toda a diferença.

• Vacinação: Manter as vacinas contra gripe e Covid-19 em dia também é chave pra se proteger.


E Aí, Preparados?

Então, galera, agora que vocês estão por dentro do que rola com essa montanha-russa climática e como se proteger, bora enfrentar essas mudanças de temperatura com tudo em cima. E lembrem-se: um pouquinho de precaução pode evitar um monte de dor de cabeça (ou de garganta, nesse caso). Fiquem quentinhos (ou fresquinhos, dependendo do dia)! 


Referência: CNN BRASIL. Mudança de temperatura afeta a saúde: saiba os riscos e como se proteger. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mudanca-de-temperatura-afeta-a-saude-saiba-os-riscos-e-como-se-proteger/. Acesso em: 22 mar. 2024.