Confira informações e dicas sobre o curso de Engenharia Civil

Confira informações e dicas sobre o curso de Engenharia Civil

Taí caraminholando a respeito do que pretende seguir como trajetória profissional, né?

Tá bom, tá bom, já se decidiu sobre a área - Engenharia - mas tem dúvidas com relação à modalidade exata da profissão que deseja chamar de sua...

Muita calma nessa hora, temos algumas informações para te passar.

A variante "da moda" no segmento do conhecimento que você escolheu é aquele que se dedica a projetar, gerenciar e executar obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens, ou seja, a Engenharia Civil.

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior (2016), do Ministério da Educação (MEC), a referida categoria conta com o maior número de matrículas no país e reúne, também, a maior quantidade de inscrições no vestibular.

Motivo?

Um deles, certamente, diz respeito ao fato de o curso em questão associar uma área super tradicional a inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. E como se não bastasse a diversidade de opções de atuação oferecidas, os salários relativos também são beeem atraentes.

Posto que trata-se de uma Engenharia, nem precisamos sublinhar que - para que possa se dar bem no curso - é FUNDAMENTAL que você tenha facilidade para Matemática, certo?

Vale lembrar que Física e Química, também, estão entre as principais disciplinas básicas.

As principais disciplinas básicas são "Cálculo Diferencial e Integral", "Química Geral e Aplicada", "Física Mecânica e Eletricidade e Magnetismo" e "Cálculo Vetorial e Matricial".

Quer saber, também, quais são as mais importantes disciplinas específicas?

Ok, vamos lá!
 
São elas: Projeto de Infraestrutura de Transportes, Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, Concreto Armado e Desempenho das Edificações.
 
São 5 anos de curso e, ao final, o (a) graduado (a) sai com formação teórica e prática em conteúdos básicos, específicos e profissionalizantes, nos seguintes eixos principais: Transportes, Construções, Meio Ambiente e Estruturas. 

Há obrigatoriedade de estágio e o mesmo - com duração de 240 horas - geralmente é desenvolvido em dois semestres (com supervisão de professor da universidade e de profissional de Engenharia Civil na empresa).

E, olha, para finalizar, seguem algumas dicas importantes a respeito do perfil que você deve (ou deveria) ter para se dar bem na Engenharia Civil: além de desenvoltura com problemas numéricos e com o uso de ferramentas tecnológicas é fundamental, também, ter facilidade para interpretar fenômenos físicos (como equilíbrio dos corpos, quantidade de movimento e transferência de calor).

Vale registrar ainda que é bastante comum que estudantes de Engenharia Civil se destaquem pelo raciocínio lógico e pela criatividade.

E então? Tem, mesmo, a ver com você?

Boa sorte aí com a Engenharia Civil!

[Fonte: Guia do Estudante]