Enem amplia lista de convênios com faculdades internacionais. A mais nova parceira é a Universidade Católica Portuguesa

Enem amplia lista de convênios com faculdades internacionais. A mais nova parceira é a Universidade Católica Portuguesa

Cá estamos nós aqui, de novo, para falar do ENEM!

E, de novo, você vai pensar alto aí... "Mas...já?"

Sim senhor(a)! Já!

E viemos para te contar uma novidade super legal!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) - anunciou convênio com mais uma instituição de ensino superior de Portugal.

"Mais uma? Como assim?".

É!! Não sabia não?

Chega aqui mais perto que a gente vai te contar...

Se o seu sonho sempre foi estudar fora do país, na Europa, saiba que - desde que o primeiro convênio interinstitucional foi realizado (em 2014) - a nota do Enem já pode ser utilizada para ingresso em 28 instituições de ensino em Portugal.

Imagine você fazendo faculdade na Terra de Camões? Sucesso!
 
A mais nova conveniada do Inep é a Universidade Católica Portuguesa, integrante, agora, da lista que inclui, entre outras, as Universidades de Coimbra e de Algarve, além do Instituto Politécnico de Bragança.

O acordo interinstitucional estabelece comunicação entre as  instituições de ensino e o Inep, o que viabiliza a conferência dos resultados dos participantes que pretendem utilizar as notas do Enem para obtenção de uma vaga.

E no que tange às notas de corte - de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - as instituições portuguesas que usam o Enem têm total liberdade para determiná-las, com vistas ao acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

Olha que chance! Bem que você podia tentar, hein?

Ah, vale registrar que, caso você decida, mesmo, se aventurar nos estudos além-mar, os convênios interinstitucionais NÃO envolvem transferência de recursos e NÃO prevêem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro, ok?

Por último, um aviso relevante: a revalidação de diplomas e o exercício profissional - no Brasil - dos estudantes que cursarem o ensino superior - em Portugal - estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.

Tudo anotado?

Então? Que tal?

Faça o caminho inverso de Cabral e grite "diploma à vista!".

Boa sorte!