4003-3219ATENDIMENTO EM TODO BRASIL COM LIGAÇÃO LOCAL - CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS
Central de atendimento: (11) 2591-2900 CENTRAL DE ATENDIMENTO
logo do portal bolsas de estudo

Veja ao lado todas as cidades que oferecemos bolsas de estudo.

Selecione:

Folião ou não, saiba mais sobre a história do Carnaval

É Carnaval!

Todo mundo aproveitando a festa nos blocos que se espalham pelas cidades do país ou prestigiando os desfiles das escolas de samba!

Ah, você não é dessa turma?

Gosta mesmo é de ficar no seu cantinho, vendo séries na TV ou de "viajar para Marte", onde não haja qualquer rastro de cuíca e assemelhados?

Tá, mas ninguém pode passar - totalmente - incólume ao Carnaval, não é mesmo? Ainda mais no Brasil!

Já que você não é afeito(a) à ideia de chacoalhar o esqueleto ao som da bateria ritmada do samba, vamos te contar umas curiosidades sobre a festa.

Bom, a primeira é que, originalmente, o termo "carnaval" significa "adeus à carne" (carnis levale, em latim), já que representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum.

Mais um dado para você ter aí: foi a partir de 590 d.C que a Igreja Católica passou a adotar o Carnaval como marco inicial da Quaresma.

E xeretando um pouco mais na linha do tempo da Humanidade é possível nos depararmos com a festa do Navigium Isidis ("navio de Isis"), na Roma Antiga. Uma das características da festividade era a condução da imagem de Ísis até a praia para abençoar o início da temporada de velejamento. O festival contava com desfile de máscaras que seguia um barco de madeira decorado, de acordo com alguns historiadores, provavelmente, a origem dos carros alegóricos que conhecemos hoje.

Viu como há coisas interessantes para se aprender a respeito do Carnaval?

Bom, se você decidiu passar esses dias longe da bagunça, te desejamos bom descanso. Mas, se a opção foi curtir por aí ao som do "baticum", boa diversão!

De qualquer forma, vale aproveitar o período para respirar bem fundo e arregimentar energias, afinal....o ano, enfim, vai começar!
 
[Fonte: www.calendarr.com]