CNPq divulga calendário para bolsas no Brasil e no exterior

CNPq divulga calendário para bolsas no Brasil e no exterior

Se você tem interesse em bolsas especiais no país e no exterior, fique de olhos nas oportunidades disponibilizadas pelo CNPq para 2017. As datas de inscrição já estão definidas.

O calendário estende-se ao longo do ano, dividido em três cronogramas. As referidas submissões contam com prazos que finalizam em março, junho e setembro.

Preste atenção nas alternativas disponibilizadas, veja se alguma delas vem de interesse aos seus projetos de pesquisa.

No Brasil, serão ofertadas bolsas para Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Pós-Doutorado Empresarial (PDI), Doutorado Sanduíche no País (SWP) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI).

Já no exterior, as opções oferecidas são Doutorado Pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado-Sanduíche (SWE) e Estágio Sênior (ESN).

Agora vamos aos calendários! 

No Cronograma 1, as inscrições vão até 1o de março de 2017, o julgamento acontece em maio do ano indicado e o resultado será divulgado até 31 de maio. As bolsas começam a viger em julho/agosto/setembro/outubro de 2017.

No Cronograma 2, as inscrições vão até 1º de junho de 2017, o julgamento ocorre em agosto do ano indicado e o resultado sai até 30 de Agosto de 2017. As bolsas começam a viger em novembro/dezembro 2017 e janeiro/fevereiro de 2018. 

No Cronograma 3, as inscrições vão até 1º de setembro de 2017, o julgamento acontece em novembro/17 e o resultado sai até 31 de dezembro de 2017. As bolsas começam a viger em março/abril/maio/junho de 2018.

O CNPq informa que, em breve, o formulário de inscrição estará disponível.

Interessou?

Então acesse o Portal do CNPq para obter mais informações.

Boa sorte em seus estudos!

[Fonte: CNPq.br ]