As carreiras que a crise quase não abala

As carreiras que a crise quase não abala

Fala sério, tem sido chato ser bombardeado(a) pelos meios de comunicação, a toda hora, com informações sobre os crescentes índices de desemprego no país, não é mesmo?

Pois é, mas não há como fugir dessa triste realidade. Mais e mais brasileiros têm perdido seus postos de trabalho e - apesar de ser uma notícia que ninguém gostaria de dar - é preciso falar sobre o assunto.

Mas mesmo nesse cenário de incertezas e de oscilações é possível identificar um oásis, cheio de boas notícias, e ele diz respeito às carreiras que - mesmo com a crise batendo forte e duro - sofrem menos impacto em fases difíceis da Economia como a que estamos vivendo.

Será que é justamente uma delas que você escolheu seguir?

Se a resposta for positiva, parabéns, você já está revelando um bom faro para planejar a sua vida e a sua carreira. E, isto posto, são boas as perspectivas de que, lá na frente, você alcance o sucesso profissional que tanto almeja.

Vamos a algumas das profissões que especialistas de diversas consultorias de recrutamento indicam como sendo aquelas que se mostram resistentes às consequências negativas da crise.

Há o controller (ou gerente de controladoria), que atua na "vice-presidência" do departamento financeiro. Ele controla atividades ligadas a áreas de planejamento e controle das finanças da empresa e também é o responsável pela projeção e coordenação de projetos. Por que crises, dificilmente, o afetam?  Porque que é ele quem ajuda a controlar gastos e traz indicadores de eficiência financeira.

O gerente de risco é outro profissional que atua, digamos, meio que de forma blindada diante de crises financeiras. Ao gerenciar processos financeiros, assim como vendas e geração de receita, este profissional ganha papel de destaque - especialmente em períodos de instabilidade econômica - porque faz o acompanhamento financeiro da empresa em que trabalha.
 
E, por mais contraditório que possa parecer, desponta neste cenário também o profissional de vendas e novos negócios. Ué...vender e criar novos cases visando o sucesso BEM nesta época difícil, em que ninguém compra e mantém um escorpião dentro do bolso? Pois é! Saiba que este profissional é um dos que melhor sabem lidar com crises. E sabe por quê? Porque o papel dele é apresentar a empresa e seus produtos ao mercado. Sua atuação é preponderante para gerar receita para a empresa, fechar novos negócios e atrair clientes.

Estas são apenas algumas. Existem muitas outras, todas ligadas à administração / fomento das finanças de uma corporação.

Será que é uma dessas carreiras que você pretende seguir no futuro?
 
Bom, se for, já sabe que tem grandes chances de atravessar qualquer - nova - futura crise sem grandes preocupações.

O Portal Bolsas de Estudo torce para que você faça sempre a melhor escolha!
 
[Fonte: Portal Administradores]