Pontuação no Enade fará parte do histórico de estudantes

Pontuação no Enade fará parte do histórico de estudantes

Nova recomendação do MEC na área!

A nota do Enade deve passar – em breve – a constar no histórico escolar de universitários.

Hoje, os estudantes já são obrigados a realizar a prova, porém, o desempenho alcançado por cada um não tem qualquer tipo de interferência na vida acadêmica, ou seja, não muda nada na vida dos estudantes.

Na outra ponta do processo de aprendizagem, no entanto, as tais notas alcançadas pelos alunos – ingressantes e concluintes – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) constituem o principal fator de cálculo dos indicadores de qualidade para rankear as instituições do ensino privado.

Representantes das universidades particulares comemoraram a medida. "Passou da hora de o Ministério da Educação adotar tal procedimento", disse Sólon Caldas, diretor executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. "É do conhecimento de todos que os alunos boicotam o teste, entregam em branco. Não dá para a avaliação de uma instituição ficar nas mãos de um exame realizado sem  comprometimento por parte do estudante", completou ele.

Você não sabia que o Enade tinha tanta influência assim na classificação das universidades particulares? Pois é, tem sim! A nota dos alunos no referido exame é responsável por 60% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade utilizado para regular as instituições de ensino. Os 40% restantes são decorrentes de avaliação de corpo docente e estrutura oferecida.

Para você entender direitinho a extensão do problema quando alguém entrega a prova do Enade sem  preencher, ou feita de qualquer jeito, esse baixo rendimento irá impactar na nota da instituição e tem grandes chances de inabilitá-la para oferecer vagas no Fies e no ProUni. Afinal, a troco de quê, o governo iria viabilizar que estudantes tivessem acesso a uma universidade considerada "ruim"?

Visto que, ao começar a universidade, você deu um passo importante na direção da formação de uma sociedade mais organizada, o Portal Bolsas de Estudo te pergunta: é para pensar, não?

Embora já tenha sido anunciada, a mudança ainda não tem data certa para ser colocada em prática.

A prova desse ano ocorrerá em 20 de novembro, para todos estudantes, porém, entre os avaliados da edição 2016 do Enade estarão os cursos de Veterinária e Medicina

[Fonte: Veja.com / Educação]