MEC divulga regras para seleção do Fies no segundo semestre

MEC divulga regras para seleção do Fies no segundo semestre

Vai tentar o Fies no segundo semestre?

Boa! Ainda tem muito 2016 pela frente para fazer o ano valer a pena.

Se você pretende retomar os estudos ainda este ano, fique de olho na informação a seguir!

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que traz as regras de seleção dos estudantes que poderão ser financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano.

As novas diretrizes mantém os critérios de qualidade para a seleção dos candidatos. Para obter o financiamento é obrigatório que o(a) candidato(a) alcance 450 pontos no teste do Enem e não zere na prova de redação.

No texto da portaria do Ministério da Educação ainda figura o detalhamento dos critérios de seleção de vagas e para desempate. Também é possível saber como será feita a redistribuição de vagas remanescentes dos cursos que não contem com candidatos em lista de espera.

Para este ano, no entanto, há algumas mudanças na oferta de vagas para determinadas áreas do conhecimento. Assim como o ministro responsável pela pasta – Aloizio Mercadante – já havia adiantado, ao contrário dos 70% oferecidos na edição anterior, este ano, do total de vagas ofertadas, 60% (ou seja, 10% a menos) serão direcionadas para cursos considerados como prioritários, como Medicina, Engenharia e Licenciaturas.

Se você se interessa por cursos da área de saúde, aproveite! Eles tiveram a quantidade de vagas elevada de 45% para 50%. E se você é da Engenharia, as chances também aumentaram! O número de vagas passou de 35% para 40%.

No caminho inverso, os cursos de licenciatura – Pedagogia e Normal Superior – sofreram redução. De 20% para 10%. De acordo com Mercadante, essa alteração reflete o interesse dos alunos.

Ainda de acordo com o ministro, o processo seletivo para o segundo semestre deverá ter início em 14 de junho. E as vagas serão divulgadas até 31 de maio.

Então? Se animou?

Se você quiser alternativa para o Fies, nós, do Portal Bolsas de Estudo também viabilizamos que você possa retomar o sonho de estudar. Com descontos importantes em todas as mensalidades (da primeira à última) do curso que escolher, você pode estudar e prosperar na vida profissional sem que, com isso, seu orçamento pessoal fique prejudicado.

Então? Vamos fazer esse 2016 render sua condição de universitário(a)?

[Fonte: Exame.com]